terça-feira, 31 de maio de 2011

Refogado de casca de legumes



INGREDIENTES:
Casca de 3 chuchus
Casca de 6 cenouras
Casca de 3 batatas
1 cebola média
1 Tomate
Tempero verde e sal à gosto.


MODO DE PREPARO: Depois de lavar adequadamente as cascas, pique-as em pedaços pequenos.
Refogue a cebola e o tomate.
Junte as cascas e refogue.
Junte o tempero verde e o sal.

BOLINHO DE CASCA DE BATATA





2 xícaras de casca de batata cozidas e batidas
2 xícaras de farinha de trigo
2 ovos
2 colheres de salsinha picada
Sal à gosto
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
Óleo para fritar

Modo de preparo:

Bata as cascas de batata no liquidificador. Acrescente os ovos, a farinha, o sal e o fermento. Misturar bem. Aquecer o óleo e fritar os bolinhos às colheradas.

CHÁ DE CASCA DE ABACAXI

Lave bem as cascas de um abacaxi. Se necessário use uma escova.

Coloque para ferver em um litro de água filtrada.

Quando a água ferver, apague o fogo e tampe a panela por 10 minutos. Sirva quente no inverno ou gelado no verão.




Saem as gorduras, entram os integrais

Dr. Sidney Federmann é médico do Ministério da Saúde e pratica, há mais de 20 anos, nutrição médica preventiva e terapêutica, com o objetivo de prevenir doenças, entre elas, o câncer. Ele é autor do livro “A alimentação que evita o câncer e outras doenças”. 

O trabalho do médico é conscientizar as pessoas para a necessidade da prevenção de doenças pela alimentação. “Quem não tem câncer irá prevenir, e quem já tem vai diminuir a possibilidade de voltar a desenvolver as células cancerosas”, explica. Nesta entrevista, o médico fala sobre os principais alimentos que podem ajudar a prevenir e a curar o câncer: 

hands: O que é mito e o que é verdade sobre o poder da alimentação no combate ao câncer? Dr Sidney Federmann: É cientificamente comprovado que a alimentação previne ou causa o câncer, dependendo da sua composição. Certos alimentos promovem o câncer e estimulam as células cancerosas a se desenvolverem, aqueles com gordura saturada e gorduras animais – carnes (brancas também, em excesso) e queijos,manteigas. Comemos esses alimentos porque os nossos cereais foram removidos. Antigamente comíamos farinha de trigo integral - tinha proteínas, vitaminas - que foi empobrecida com o tempo, obrigando a população a comer mais carnes e queijos, consequentemente,mais gordura. 

hands: Então a gordura é a principal vilã? Dr Sidney Federmann: Eu diria que a principal vilã é a carne. Mas, o importante é fazer com que certos alimentos deixem de ser necessários. Assim, é preciso substituir alimentos gordurosos - leite, carne – por leite de soja, cereais, etc. Devemos substituir a gordura por óleo de girassol,gergelim;usar sal marinho, açúcar mascavo de boa procedência ou mel. 

hands: Que tipos de alimentos podem causar câncer e de que forma? Dr Sidney Federmann: Os alimentos de origem animal como carne, frango, queijo, manteiga, ovos e também a margarina são todos relacionados com a origem do câncer,na seguinte proporção: · ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL: aumentam o risco de câncer de mama, cólon, próstata, bexiga, pâncreas e pulmão; · CAFÉ: aumenta o risco de câncer de estômago e bexiga; · AÇÚCAR: aumenta o risco de cálculos e câncer de vesícula biliar; · BEBIDAS ALCOÓLICAS, INCLUSIVE A CERVEJA: aumentam o risco de câncer de esôfago,estomago,pâncreas e reto. 

hands: Como exatamente a alimentação pode ser uma grande aliada para os portadores de câncer? Dr Sidney Federmann: Aqui no Brasil morrem 120 mil pessoas por ano de câncer, podemos evitar no mínimo 50 mil mortes, ou seja, o câncer pode ser prevenido em 90% dos casos (mama, intestino grosso, próstata) se associarmos atividade físicas, alimentação,não consumo de cigarro,bebidas,etc. Pacientes com câncer devem usar arroz integral com feijão e consumir menos carnes – ou dar preferência ao peixe. No cardápio,verduras,legumes crus – brócolis,repolho,agrião –,isso porque os crus têm fitoquímicos, que destroem o câncer,além de fenóis e vitaminas. Trocar o pão branco (francês) pelo pão de trigo integral.O queijo pode ser substituído pelo queijo de soja,que tem gorduras boas (alfalinoleico,que destroem células cancerosas, proteínas vegetais – gemistein daidzein),vitamina E,selênio,zinco,entre outros. Além disso, devem comer aveia, banana, cereais integrais, saladas (de manhã mesmo), chá-verde – que tem flavonóides - e frutas inteiras 

hands: Os fumantes têm como evitar a incidência de câncer por meio da alimentação? Dr Sidney Federmann: O fumante que come cereais integrais e quantidade grande de verduras cruas (200g por dia),se seguir à risca a alimentação,pode ter até 40% menos de incidência de câncer de pulmão. Por exemplo, quando mastiga o agrião, o brócolis ou o repolho,produz isotiocianato,que inativa o contexto nitroso que é o principal cancerígeno do cigarro. 

hands: Qual a eficácia das verduras e legumes no auxílio ao combate ao câncer? Dr Sidney Federmann: Todos têm efeito protetor desde que sejam crus.Uma pesquisa na Alemanha revelou que a população que consumia pelo menos 200g de legumes crus - quando cozidos perdem vitamina C - por dia diminuíram a chance de contrair câncer. 

hands: Quais os benefícios das leguminosas - feijão, soja, ervilhas, lentilhas, grão-de-bico? Dr Sidney Federmann: As leguminosas têm flavonóides, vitamina E, selênio, zinco, proteínas vegetais, gorduras boas (ácido linoleico), fibras, mas têm de ser associadas a alimentos feitos com farinha integral (arroz,macarrão). 

hands: A semente de gergelim realmente ajuda na prevenção? Dr Sidney Federmann: O gergelim é inibidor, tem efeito de destruir células cancerosas. O ideal é bater as sementes no liquidificador com sal marinho e colocar 1 colher de chá no arroz ou no pão. 

hands: Qual é o papel das fibras? Dr Sidney Federmann: As fibras previnem a maioria, se não todos os tipos de câncer. Funciona assim: as carnes têm gorduras que estimulam o aumento das células. Quando ingeridas, as fibras grudam nas gorduras e ajudam a eliminá-las nas fezes, inibindo o principal fator de aumento do câncer.

Silvana Giovanella

PURÊ COLORIDO



INGREDIENTES:
· 1 Quilo e meio de batatas brancas;
· Nata;
· Cenoura;
· Brócolis;
· Vagem;
· Couve-flor;
· Azeite (se é azeite é de Oliva)
· Queijo.
MODO DE FAZER:
Tem que fazer o purê: Descasque as batatas e corte em cubos. Coloque para cozinhar. Quando começar a ferver tempere com sal grosso. Tem que ser aos poucos sal grosso é fácil de errar. Purê tem que cozinhar bem as batatas. Esmague com o garfo e coloque a nata até dar ponto. Pode ser leite, água, manteiga e o que mais você inventar. Recomendamos a nata.
O segundo passo é refogar os legumes: em uma frigideira grande coloque azeite de oliva e revogue começando pela cenoura.
Por fim, vamos montar o prato: Em uma travessa forre o fundo com Purê, jogue os legumes e coloque queijo a gosto (neste caso o gosto pode significar quantidade e tipo de queijo). Faça o acabamento do prato: Purê por cima e mais queijo.
Acompanhe as fotos passo a passo.

Texto e fotos:
Melquisedec J. Hassen

PRATO PRONTO.

Pedacinho do cachorro (au, au)


Pra revogar, comece com os legumes mais consistentes.


BONITO HEIN!!!

Não dá pra poupar no queijo.

Parmessão é fundamental pra dar esta corzinha.

60 DICAS DE SAÚDE





A alimentação equilibrada fornece a quantidade de nutrientes necessária para o funcionamento do organismo, regulando as refeições e contendo os exageros.









1. Evite dietas milagrosas em que há uma grande eliminação de peso em um curto período de tempo.

2. Não faça uma alimentação baseada em um único tipo de alimento ou nutriente.
3. Mesmo tendo exagerado nos dias anteriores, faça, pelo menos, 5 refeições por dia.
4. Pequenos lanches entre as refeições principais irão evitar a vontade de devorar o primeiro prato que encontrar pela frente.
5. Não belisque entre as refeições.
6. Esqueça dos snacks (salgadinhos) e da bolacha recheada.
7. Deixe na gaveta do escritório barrinha de cereais, bolacha integral (ingira, no máximo, 3 unidades).
8. Frutas e iogurtes light são excelentes lanches.
9. Se tiver vontade de comer um doce, coma-o. Mas lembre-se: somente um pedaço ou unidade. Isso é melhor do que devorar uma caixa de bombom no final do dia.
10. Comece sempre a refeição com um caprichado prato de saladas.
11. Evite o uso de óleos para temperar as saladas. Use vinagre ou suco de limão.
12. Macarrão é permitido, mas cuidado com o molho.
13. Molho branco, quatro queijos, bolonhesa são muito mais calóricos quando comparados com o ao sugo. Portanto, não abuse!
14. Não repita a refeição.
15. Evite beber refrigerantes, mesmo os light ou diet.
16. Evite água gaseificada. Bebidas com gás dilatam o estômago dando uma falsa sensação de saciedade.
17. Bebidas isotônicas devem ser evitadas. São calóricas e, para não atletas, a água ainda é o melhor hidratante.
18. Prefira sucos naturais.
19. Utilize adoçante nos sucos e no cafezinho.
20. Beba, no máximo, 4 xícaras pequenas de café por dia.
21. Ingira bastante água durante o dia. No mínimo, 1,5 litro ou 8 copos.
22. Leve sempre uma barrinha de cereais na bolsa. Quando bater aquela vontade de comer alguma coisa, você já sabe a que recorrer.
23. Ingira legumes todos os dias.
24. Coma pelo menos 2 frutas diariamente.
25. Prefira ameixa, melancia, melão, morango que são menos calóricas.
26. Cuidado com as frutas secas. Por serem desidratadas é fácil ingerir mais calorias com as naturais.
27. Ingira carnes menos calóricas como peixe, frango (peito), peru, patinho, contrafilé.
28. Cuidado com o salmão. Ele apresenta mais calorias do que outros peixes.
29. Retire a pele das aves. Ela contém basicamente gordura.
30. Evite atum e sardinha conservados em óleo. Já existe a versão light.
31. Miúdos e vísceras são ricos em gorduras saturadas. Então, minimize o consumo desses alimentos.
32. Retire a gordura visível das carnes, como por exemplo, a da picanha.
33. Evite alimentos fritos. Dê preferência aos grelhados ou cozidos.
34. Embutidos (mortadela, presunto, salame) devem ser evitados.
35. Enlatados são ricos em sódio; por isso, prefira os alimentos naturais.
36. Manteiga, creme de leite, chantilly, massa podre são ricos em calorias e colesterol. Evite-os.
37. Queijos amarelos (mussarela, provolone, prato, parmesão) devem ser evitados.
38. Dê preferência aos queijos brancos como o de minas, frescal, ricota e cottage.
39. Evite as preparações gratinadas.
40. Dê preferência aos alimentos desnatados como leite e iogurtes.
41. Se não tem boa aceitação ao leite desnatado, fique com o semidesnatado.
42. Evite chocolates, inclusive o diet.
43. Ingira alimentos ricos em fibras como legumes, verduras e frutas.
44. Consuma maçã, pêra, uva com a casca.
45. Pizza prefira as menos calóricas como de escarola, rúcula, mussarela. Mas fique somente na primeira fatia.
46. Tomate seco, por ser conservado em óleo, deve ser evitado.
47. Bebidas alcoólicas são calóricas. Consuma esporadicamente e em pequena quantidade.
48. Uma taça de vinho diariamente faz bem para a saúde. Mas nada adiantará se não tem o hábito da boa alimentação e é sedentário.
49. Em barzinhos evite os petiscos como amendoim, batata frita, castanha de caju, carne seca ou salgadinhos.
50. Evite os fast-food. Os alimentos servidos são normalmente ricos em gorduras.
51. Se não tiver saída, prefira uma unidade de cheeseburguer, refrigerante light e batata frita pequena. Dispense a sobremesa.
52. Em restaurantes por quilo, passe primeiro por todas as opções antes de escolher os alimentos. Isso evitará exageros.
53. Para a sobremesa, prefira frutas da época.
54. Evite sorvetes de massa. Opte pelo picolé de fruta.
55. Em sorveteria por quilo, prefira os sorvetes de frutas. Passe reto pelas coberturas e chantilly.
56. Nunca vá ao supermercado com fome. Vá sempre após uma refeição. Isso evitará pegar balas, chocolates e salgadinhos.
57. Não compre alimentos que devem ser evitados.
58. Compare os rótulos dos alimentos e verifique se os light e diet são menos calóricos. Nem sempre isso é verdade.
59. Nunca acumule a fome. Por isso deixe na geladeira legumes picados (cenoura, pepino, salsão) e gelatina diet. Eles não prejudicarão o seu emagrecimento.
E, por fim, vale essa dica:
60. Movimente-se!! Você não precisa ir à academia! Caminhar 3 vezes por semana pelo bairro, por 40 minutos cada sessão, irá ajudá-lo a ter mais saúde!


Texto da internet editado por Melquisedec J. Hassen

terça-feira, 17 de maio de 2011

O QUE A ALIMENTAÇÃO DAS CRIANÇAS TEM A VER COM A VIDA CONTEMPORÂNEA

Uma das primeiras necessidades do ser humano é a alimentação. Desde o nascimento através da amamentação até o final da vida. Segundo a psicopedagoga Maria Helena De-Nardin “a criança recém-nascida que tem fome e não recebe gratificação acompanhada pelo desejo da mãe de nutrir seu bebê com algo bom que ela tem para dar começa a definir a alimentação como um processo negativo. O que pode gerar problemas no desenvolvimento natural da criança refletindo-se, inclusive, no processo de aprendizagem". Conclui Maria Helena.
 Uma das fases da vida considerada mais importante pelos especialistas é a idade pré-escolar. Neste período os hábitos alimentares são adquiridos. Com a correria da vida, muitas vezes as crianças não tem acompanhamento adequado dos pais e começam a adquirir hábitos alimentares que não são os mais recomendados como por exemplo, fazer somente lanches, não tomar café da manhã.
Segundo pesquisa realizada pelo professor Dr. Mauro Fisberg entre os maus hábitos alimentares destacam-se a omissão do café da manhã e a frequente substituição do jantar por um lanche. O trabalho mostrou ainda que 18% dos meninos e 24% das meninas consomem produtos diet e light.
A família é a principal responsável pelos hábitos alimentares de crianças e adolescentes. Cabe a ela educar as crianças para que elas desenvolvam hábitos saudáveis de vida, incentivando a atividade física e orientando para escolhas mais adequadas. A escola também deve exercer seu papel educacional, dando uma atenção  à nutrição e uma qualidade maior na atividade física.
Silvana Giovanella

SUCO DE ABACAXI COM COUVE


Ingredientes
  • ½ abacaxi 
  • 3 folhas de couve 
  • 2 copos de água 
  • 3 talos de salsinha
Modo de preparo
  • Bata tudo, não coe e acrescente 2 colheres (sopa) da linhaça hidratada.
Dica: O abacaxi é digestivo e auxilia a queima de gordura.
Rendimento: 2 porções


terça-feira, 10 de maio de 2011

SOPÃO DE LEGUMES




SOPÃO DE LEGUMES



INGREDIENTES:

1.        1 pedaço de carne de 2ª (usei agulha);
2.      1 cebola grande;
3.      2 tomates;
4.      Pimenta a gosto;
5.      Molho de tomate ou extrato;
6.      1 batata inglesa grande;
7.      Porção de vagem;
8.      2 cenouras médias;
9.      ½ batata doce.
10.   Pequena porção de brócolis;
11.      pequena porção de couve-flor;
12.    Couve bem picada.


Modo de Fazer:

Numa porção generosa de óleo (misture um pouco de azeite de oliva) frite a carne. Depois a cebola. Tem que deixar fritar bem a cebola. Cuide para não queimar como aconteceu na foto. Hehehe. Pela ordem: pimentão, tomate e molho de tomate.
Feito o refogado, entrar com os legumes mais consistentes: batata, batata doce e cenoura. Dá uma refogada nos bichinhos e deixa cozinhar no bafo. Em seguida entra com a couve. Bem no fim, brócolis, vagem e couve-flor.
Agora vá colocando a água e apreciando a paisagem. Você escolhe o ponto. É claro que quanto mais cozinhar mais grosso fica o caldo, mas tem um limite em que perde o sabor.
   Bom apetite!

Textos e fotos:
Melquisedec J. Hassen



Olha as fotos:
Começando a peleja.

Cheirinho da cebola...

O vinho tinto, assim como, o suco de uva integral são de reconhecido valor para combater os males do coração.

Olha o pimentão aíiiii.

Tomate vai dando a cor.

Beber só uma taça de vinho, pois pode queimar no fundo. Glup.

 

As batatas inglesa e a doce, mais cenoura.
vagem, couve-flor e brócolis.


Caldeirão da bruxa está fervendo.


Resultado final.