Uma das primeiras necessidades do ser humano é a alimentação. Desde o nascimento através da amamentação até o final da vida. Segundo a psicopedagoga Maria Helena De-Nardin “a criança recém-nascida que tem fome e não recebe gratificação acompanhada pelo desejo da mãe de nutrir seu bebê com algo bom que ela tem para dar começa a definir a alimentação como um processo negativo. O que pode gerar problemas no desenvolvimento natural da criança refletindo-se, inclusive, no processo de aprendizagem". Conclui Maria Helena.
Uma das fases da vida considerada mais importante pelos especialistas é a idade pré-escolar. Neste período os hábitos alimentares são adquiridos. Com a correria da vida, muitas vezes as crianças não tem acompanhamento adequado dos pais e começam a adquirir hábitos alimentares que não são os mais recomendados como por exemplo, fazer somente lanches, não tomar café da manhã.
Segundo pesquisa realizada pelo professor Dr. Mauro Fisberg entre os maus hábitos alimentares destacam-se a omissão do café da manhã e a frequente substituição do jantar por um lanche. O trabalho mostrou ainda que 18% dos meninos e 24% das meninas consomem produtos diet e light.
A família é a principal responsável pelos hábitos alimentares de crianças e adolescentes. Cabe a ela educar as crianças para que elas desenvolvam hábitos saudáveis de vida, incentivando a atividade física e orientando para escolhas mais adequadas. A escola também deve exercer seu papel educacional, dando uma atenção à nutrição e uma qualidade maior na atividade física.
Silvana Giovanella
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